segunda-feira, 6 de junho de 2011

Naming: o nome da marca


Naming: o nome da marca
Novo livro da 2AB Editora fala sobre a tarefa e os desafios de nomear produtos, marcas e serviços

Capa Naming2AB Editora acaba de lançar o livro “Naming: O nome da marca”, do designer, professor e consultor de identidade de marca, Delano Rodrigues. O livro nasceu de uma pesquisa de mestrado que o autor realizou na Pós-graduação em Design da PUC-Rio. Sua intenção principal era entender como profissionais de design lidavam com projetos de naming.
“Há quase 15 anos trabalho com projetos de identidade de marca, e meu interesse por Naming surgiu quando, em 2000, fui deparado com a demanda de um cliente que queria desenvolver um nome para uma empresa, conhecimento este que não fazia parte de minha base de formação no design”, conta Delano que também é associado da ADG Brasil e ex-diretor da instituição.
O livro, indicado para estudantes e profissionais de design, comunicação e marketing, tem texto de abertura de João de Souza Leite, designer, professor da Esdi/Uerj e da Puc-RJ e está dividido em 5 capítulos, onde Delano pretende articular qual o atual papel do designer nos trabalhos de identidade corporativa e como ele é redefinido com a inserção dos conceitos de branding enaming. O autor ressalta que, por mais que o designer apareça como protagonista em diversos momentos no processo de desenvolvimento e escolha de nomes de marca, ele tem plena consciência que esse processo não é exclusividade da área. “Sei que todos os dias novos nomes surgem por meio de criatividade de profissionais e empreendedores com diversas formações. Mas, como este livro é baseado em uma pesquisa feita em uma pós-graduação de design, o designer acabou virando o personagem principal”, explica.
No 1º capítulo o livro fala dos percursos, conceitos e aplicações de Marca e Identidade de Marca. Delano não pretende encontrar um conceito definitivo de marca, visto que este continua em constante mutação. Mas é preciso compreender a complexidade que o cerca. “(…) Marca não é só uma apresentação visual, mas uma síntese de vivências e experiências memoráveis, despertadas quando se estabelece algum tipo de contato com uma empresa, organização, lugar, pessoa ou produto (…)”.
No 2º capítulo, o autor procura entender como um dos elementos – o seu nome – pode contribuir para consolidar a identidade de uma marca. É neste momento que, sempre usando ilustrações e exemplos reais, ele fala também de registro da marca, direitos e propriedades de uso.
No 3º capítulo são apresentados modelos de classificação para nomear marcas. É a classificação que permite compreender as diversas motivações que levam os criadores de nomes a adotar uma ou outra solução para nomear instituições, empresas ou produtos.
No 4º capítulo o leitor poderá entender melhor as etapas do processo de um projeto de naming. São elas: Briefing, linhas criativas, seleção e o registro da marca.
E, no último capítulo, Delano faz suas considerações finais, explicando que sua intenção foi propor uma introdução às questões relacionadas ao Naming, que são importantes para a atuação no cenário de Branding.
Mas, afinal, o que é naming? É o processo criativo de desenvolvimento de nomes para marcas. E, segundo Delano, o profissional que pretende atuar nesta área deve ser multidisciplinar. “Para ser bom em naming, ou seja, nomear produtos, marcas e serviços, o profissional tem que ter habilidades e conhecimentos de linguística, semiologia, antropologia, design, marketing e legislação de marca”.
Sobre o autor:
Delano Rodrigues é designer, professor e consultor de identidade de marca. Foi diretor nacional da ADG – Associação de Designers Gráficos do Brasil, (2007-2009), é Mestre em Design pela PUC – Rio e MBA em Marketing. Desde 1997 leciona em cursos de Design e Comunicação e, em 2003, implantou a disciplina de Branding na PUC – Rio. Já ministrou cursos de Naming e Branding para empresas e instituições de ensino em todo o Brasil e foi articulista dos portais designbrasil.org.brmundomarketing.com.br. Atualmente é professor do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão e colaborador do CRIED do IED – Istituto Eupeo di Design.
Serviço:
Título: Naming: O Nome da Marca
Autor: Delano Rodrigues
Editora: 2AB (www.2ab.com.br)
Valor: R$36
Páginas: 104

Fonte: http://www.adg.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário